Na construção eram muito frequentes erros graves na execução de um projeto de arquitetura, muitas vezes em resultado de uma má comunicação entre os diferentes participantes na obra.
Para reduzir esses problemas era necessário melhorar a comunicação entre os especialistas e a partilha de informação entre todos, num regime colaborativo.
Foi assim que surgiram softwares que permitem aos seus utilizadores acederem e acrescentarem informações relevantes sobre o processo de construção.
Essa é a essência do conceito BIM (Building Information Modeling, ou seja, Modelação da Informação da Construção), em que a BIM SOURCE é especialista, juntando todos os agentes necessários na edificação de uma obra, independentemente da sua dimensão.
A tecnologia subjacente ao conceito BIM representa uma nova maneira de representação, dentro dos sistemas CAD, porque permite não só a visualização em 3D, mas também a gestão de informação durante todo o ciclo de vida de um edifício.
A técnica BIM baseia-se em colocar toda a informação do projeto num ambiente virtual e, a partir dessa visualização, melhorar os processos e evitar problemas, como, por exemplo, uma galeria da rede de águas pluviais ou de esgotos que está no terreno.
Além disso, o novo método de organização de dados sobre uma construção promete trazer, ainda, ganhos de natureza ambiental, na medida em que contempla uma redução dos resíduos da construção.
Dependendo do grau de envolvimento e interação de todos os participantes no processo, desde arquitetos, engenheiros civis e construtoras, estima-se que, com a adoção do método BIM, a economia numa obra pode chegar até 30 por cento.