“Transformação Digital” é uma expressão muito em voga. Até o Governo português lhe dá grande importância, tendo criado o Ministério da Economia e da Transição Digital. É uma onda que atravessa todo o mundo desenvolvido.
Falamos em transformação digital quando falamos das mudanças necessárias para que as empresas nascidas antes da Internet consigam agarrar a inovação tecnológica e o processo de desmaterialização de dados. Porque só assim essas empresas podem manter-se no mercado e competir no mundo atual.
Para além da introdução das novas tecnologias, as mudanças em curso têm também a ver com mudanças necessárias no modo de pensar. Ou seja, uma nova mentalidade. Ou “mindset”, como se diz em inglês.
Para uma melhor compreensão dos cenários que se colocam às empresas do setor da construção e desenvolver estratégias para a Transformação Digital, devem ser analisados cinco domínios principais: clientes, concorrência, dados, inovação e valor.
Não há dúvida nenhuma que a mudança para a metodologia Building Information Modeling (BIM) é uma das estratégias da transformação digital para a engenharia e a construção se transformarem. É um processo imparável. Hoje já não existe o dilema de ir ou não ir para o BIM. A questão é quando e como ir.
Pensando em estratégia de negócio, cada caso é um caso e não existe uma fórmula mágica. Mas o caminho a seguir já sabemos: analisar os domínios da Transformação Digital, entender os novos cenários que se colocam e procurar um posicionamento correto em função dessa análise.
Se é arquiteto, engenheiro civil ou se tem uma empresa de construção e está interessado em entrar num novo mundo de oportunidades que se colocam à sua atividade, venha falar com a BIM SOURCE. Juntos encontraremos boas soluções!